Covers environment, transportation, urban and regional planning, economic and social issues with a focus on Finland and Portugal.

Monday, December 4, 2006

Reformas recentes na Investigação e no Ensino Superior - Políticas de I&D

De seguida, traduzimos dois excertos dedicados à Finlândia, dum artigo científico sobre a Investigação e o Ensino Superior nos países nórdicos, numa perspectiva comparativa. [15]

Reformas recentes na Investigação e no Ensino Superior
“Em 1999, o Plano de Desenvolvimento para a Educação e Investigação (1999-2004) foi adoptado na Finlândia. Foca-se em melhorar qualidade através da avaliação e da competição, igualdade educacional, aprendizagem vitalícia e um compromisso público para manter um nível alto de financiamento.

Continue a lerAs instituições do ensino superior foram encorajadas a melhorar (i) a receptividade regional, por cooperação com a sociedade local, e (ii) a internacionalização a todos os níveis; como um objectivo estratégico, é previsto que aproximadamente um terço de todos os estudantes estude no estrangeiro, pelo menos parte da sua graduação. Hoje, realizações significativas nestas áreas tornaram-se uma marca de qualidade do ensino superior finlandês. Também a infra-estrutura tecnológica finlandesa é considerada uma das melhores do mundo, e a engenharia é fortemente representada nas instituições superiores de educação - no que a isto diz respeito, o sistema finlandês difere de muitos dos seus parceiros europeus.

Em anos recentes , foi transferida autoridade do Ministério de Educação para as instituições, e o sistema de gestão por desempenho está hoje em dia baseado em bem desenvolvidos procedimentos de avaliação. As universidades e o ministério formulam objectivos para cada instituição e fazem acordos sobre financiamentos ou sobre o número de estudantes a ser inscritos (como é o caso dos politécnicos). De acordo com o Acto Universitário
[16] , as universidades são autónomas e são intituladas a aceitar os representantes externos (negócios e outros) como membros das administrações. O Acto Politécnico, ratificado em 2003, reconheceu o papel dos parceiros sociais na formulação dos objectivos para os politécnicos.” [15] [trad.]

Políticas de I&D
“O sistema de ensino superior finlandês é caracterizado pela competitividade, e é focado em resultados e inovação. O princípio de “gestão por resultados” - cedo foi adoptado em ordem a aumentar a responsabilidade. Foi concedida às universidades uma maior autonomia e os conselhos de investigação foram reorganizados para melhor responder à procura socio-económica e à interdisciplinaridade. Um assunto chave para o sistema de ensino superior finlandês é o fortalecimento da autonomia universitária e um desenvolvimento equilibrado do sistema binário de universidades e politécnicos. O nível alto de desemprego na Finlândia continuará muito provavelmente a pôr um desafio à política de ensino superior como também as grandes expectativas que “actores” regionais e outros têm sobre a contribuição das instituições para o desenvolvimento socio-económico. No futuro, o financiamento baseado no desempenho, levando em conta taxas de emprego dos graduados, será incrementado. O princípio de igualdade da educação e aproximação da aprendizagem ao longo da vida continuarão a estar na agenda da investigação e do ensino superior.” [15] [trad.]

[5. Reformas recentes na Investigação e no Ensino Superior - Políticas de I&D - "Finlândia: Municípios e Descentralização"]

Luís Alves
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[15] Evanthia Kalpazidou Schmidt, Research and Higher Education in the Nordic Countries, A Comparison of the Nordic Systems, 5. Recent Reforms in Research and Higher Education, Working paper 2004/3, November 2004, The Danish Centre for Studies in Research and Research Policy,University of Aarhus, pag. 22:26 [traduzido]
[16] Universities Act, www.finlex.fi

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