Covers environment, transportation, urban and regional planning, economic and social issues with a focus on Finland and Portugal.

Friday, February 1, 2008

Globalização e Descentralização

A descentralização do Estado é uma forma de redistribuição do poder político, do topo para as bases - da Administração central para o nível intermédio de poder regional e para o nível de poder local.

Significa devolver o poder ao povo, oferecendo mais oportunidades de intervenção democrática e uma maior proximidade entre o representante e o eleitor. O factor proximidade é vital para o sistema democrático e contribuí para a humanização das relações de poder.

Por meio duma gestão económica global, distante e "fria", a globalização capitalista conduz à desumanização e à transformação do trabalho humano em mera mercadoria.

Embora indirectamente relacionado com a temática da descentralização/regionalização, é em redor do tema da globalização económica e algumas das suas consequências, que se desenvolverão os próximos três “posts”.

allvoices

1 comment:

lourencoalmada said...

Sim. É o que se nota em Portugal actualmente. A grande maioria das ordens fiscalizadoras, leis, vindas da CCE que têm contribuído para uma maior miséria do povo português por estarem distantes da sua cultura e costumes. Nota-se isso principalmente nos meios rurais onde havia uma economia familiar de subsistência, à base de criação de produtos caseiros, que não teve a defesa do próprio poder nacional por ser apenas dirigido por citadinos ou estar mais interessado em apoiar os grupos empresariais. Estes concorrenciais à referida economia, com voz política isolada só porque apenas eles podem apresentar resultados estatísticos, ao serem os únicos a gerirem um negócio onde intervêm documentação fiscal, com IVA, ou então por serem aquelas as únicas que dispõem capital para comprarem o equipamento tecnológico acético que passou a ser exigido pela CEE.