Covers environment, transportation, urban and regional planning, economic and social issues with a focus on Finland and Portugal.

Tuesday, June 22, 2010

Regionalização: solução política para o problema do transporte público


Uma excelente entrevista do especialista em transportes, Mário Alves, na qual defende que só com a regionalização se resolverá o problema do transporte público em Portugal, devendo o transporte urbano passar para a tutela de autarquias regionais, supramunicipais. De seguida apresento uma síntese da entrevista, focando os pontos que considero mais importantes:
  • MOBILIDADE é um problema político com soluções políticas
  • Falta planeamento estratégico de longo prazo. 
  • Transportes públicos têm de ser apoiados porque trazem grandes benefícios sociais
  • Faltam autarquias REGIONAIS que definam estratégias coerentes de transporte e mobilidade a nível metropolitano (ex: autarquia metropolitana de Madrid).
  • Falta de coragem política para restringir o uso do AUTOMÓVEL.
  • Urgente áreas metropolitanas relançarem o debate da Regionalização.
  • Transporte individual é subsidiado e não paga os custos sociais (congestionamento, poluição atmosférica, acidentes rodoviários, emissões de gases, etc). 
  • Preparar cidades para pessoas com mobilidade reduzida faz com que as cidades fiquem melhores e mais confortáveis. 
  • Nos próximos anos, quase certa a escassez de combustíveis fosseis
  • Cada vez mais caro o uso de veículos tradicionais.

allvoices

Monday, June 21, 2010

“Região piloto” para testar Regionalização?


“Região piloto” para testar #regionalização em debate no projecto de revisão constitucional - PUBLICO.PT    http://retwt.me/1NxY9   #Portugal
Mon Jun 21 19:42:14  via TweetMeme

A criação de uma “região piloto” para “experimentar o modelo de regionalização” está em discussão no grupo de trabalho incumbido de preparar a proposta do PSD de revisão da Constituição

Pela actualidade da sua temática poderá ser interessante visitar este link. Neste artigo de 2007 são tratadas duma forma genérica e numa perspectiva comparativa, duas formas de descentralização de dois territórios distantes: Finlândia e Portugal. São abordados vários aspectos, tais como: a crise económica finlandesa de 90-93 e as suas causas; a recuperação económica finlandesa e os factores que a potenciaram, bem como a forma como sobreviveram os sistemas de saúde, assistência social e educação; dados históricos acerca da sua democracia parlamentar; a divisão administrativa e política do estado finlandês (e do estado português), com especial destaque para o papel dos municípios finlandeses; a problemática da descentralização/regionalização e comparações com Portugal. 

Também poderão fazer o "download" do PDF através deste link.

No Facebook participe na sondagem "“Região piloto” para testar regionalização?".

allvoices